domingo, 30 de setembro de 2007

PUDIM DA AVÓ




Esta é daquelas receitas que andavam “perdidas no tempo”.

Tem mais anos que eu de idade.

Já era do tempo da minha avó.

Em miúda era-nos servida muitas vezes.

Dizia-nos ela que tinha sido trazida do Brasil pelo meu avô .

( Não…não tinha lá ido passear , mas trabalhar um bom par de anos.)

Daí talvez a utilização do chocolate ralado.

(E, a única alteração, em relação ao modo como nos era servida, deve ser mesmo a substituição de uma travessa funda por um actual pyrex)

PUDIM DA AVÓ

Ingredientes:

5 ovos

125 gr açúcar

0.5 l de leite

1 colher(sopa) de farinha maizena

5 colheres de açúcar

Chocolate ralado (q.b)

Sal (q.b.)

Como fazer:

Separar as gemas das claras.

Juntar um pouco de sal às claras.

Bater as claras em castelo bem firme.

Juntar as 5 colheres de açúcar e bater tudo muito bem.

Ligar o forno no gril.

Num pyrex despejar colheradas de claras, separadas umas das outras.

Levar ao forno até alourarem um pouco. Tirar do forno.

Bater 5 gemas com 125 gr de açúcar e 0.5 l de leite.

Juntar a farinha maizena. Bater bem para a desfazer.

Vai ao lume brando, mexendo sempre, até ferver e engrossar um pouco.

Deixar arrefecer bem este creme.

Deitar depois no pyrex no intervalo dos montinhos das claras.

Por fim enfeitar com chocolate ralado.

Vai ao frigorífico.

Deve ser servido bem fresco.

BOM APETITE

16 comentários:

anna disse...

Bem, nem sei bem o que dizer deste pudim que me faz lembrar farófias, mas com creme mais que delicioso...
Tenho de fazê-lo e pronto!
Boa semana.

Natércia Ramalho disse...

Minha amiga mas que pudim estou como diz a Anna tenho que fazer e pronto isto deve ser muito bom.um bjs Natércia))

Marizé disse...

Que sobremesa tão original, deve ser uma delicia.
Beijocas

Laurinha disse...

Mãos de fada, a avó e a neta!
Beijinhos,

Migas disse...

Isso deve ser um pecado! Deve ser de começar a comer às colheradas e nunca mais parar, não?! :o) Já para não falar que é bem original!

Beijos

Nani disse...

Quer coisa melhor que comida de vó? É sempre muito bom receitinha de vó!

maria-joão disse...

Já vou levar a receitinha comigo.

Aragana disse...

Que bom aspecto!

eu disse...

Bem..este blog é de perder as vistas e a ganhar barriga. Só coisas boas.

Vou roubar receitas :)

Ana Prazeres disse...

Parecem farófias...o toquezinho do chocolate, é fantástico!
Beijoca

ximiusa disse...

nota mental: NUNCA MAIS VISITAR ESTE BLOG AS 13HORAS, MINHA NOSSA.vai la fazer coisas lindas destas pa outro place, hummmmm
esse pudum da avo é tipo umas farofias +-
excelente!

semente de sésamo disse...

Que bom aspecto!

irneh disse...

Adoro este doce! A minha sogra fazia-o muito bem e eu também quase sempre o acertava. Por vezes, baixava, creio que quando as claras coziam demais!

Beijinhos

Lídia Lopes disse...

Gostei muito deste doce. Muito original! Beijos

Isabel Salvador disse...

este pudim k tentação torbulenta k maravilha...até eu fico toda turbolenta de olhar para o ecrã.....bjokas amiga

Cininha disse...

A mim este pudim também me faz lembrar as tradicionais farofias, e como nunca atinei a cozer as claras no leite vou experimentar assim no forno pode ser que corra melhor :-)