domingo, 7 de outubro de 2012

TOFU EXÓTICO COM ANANÁS E BRÓCOLOS

(Só me lembrei de tirar a foto depois do jantar e quando ía guardar no frigorífico " a marmita" da minha filha . Daí a receita não se apresentar num prato).

De vez em quando gosto de usar Tofu , Seitan ou Soja na nossa alimentação.
A maioria das vezes costumo comprar Tofu na sua variedade mais usual.
Mas desta vez quis experimentar o Tofu Exótico.
Havia 2 variedades disponíveis e eu optei pela que tinha pedacinhos de abóbora.
Ao pedir informação sobre este produto para mim desconhecido, foi-me dito que as pessoas o preferiam pois era mais saboroso.

Chegada a casa cortei-o em quadradinhos e temperei-o com: 
cebola
alho
molho de soja
sal
folhas de orégãos frescos e de mangericão partidas finamente
azeite
um pouco de noz moscada
uma rodela de pimento vermelho em quadradinhos 
uma colher de café de pimentão doce 
e um pouco de água.

Deixei a marinar desde manhã até à hora  do jantar, tendo o cuidado de o virar algumas vezes para tomar bem o gosto.

Na hora de cozinhar coloquei o tofu e seu tempero, num tacho e levei a lume brando para cozinhar lentamente, virando-o de vez em quando para cozer por igual.

Para acompanhamento cozi massa.
Prefiro as da marca Milaneza, pois acho-as mais saborosas e com uma textura mais firme que a de algumas outras marcas.
Além da massa cozi um ovo que depois parti aos pedacinhos e, porque cá em casa gostamos "de verdes", cozi alguns bróculos . 
Além disto servi ainda rodelas de ananás natural caramelizadas (grelhadas sem qualquer gordura e às quais juntei , (quando começaram a ganhar uma cor levemente acastanhada), um pouquinho de açúcar de cada um dos lados, grelhando de seguida com o lume mais forte e virando várias vezes para não queimarem. 


A minha opinião sobre esta variedade de tofu exótico:

É, na verdade, um pouco mais saboroso que o tofu simples.Talvez mais agradável.
Mas parece-me não justificar a diferença de preço, tanto mais que os ingredientes com que se apresentam não lhe dão nenhum gosto acentuado.
Logo,e porque o tofu é um pouco sensaborão, o sucesso do resultado final deste prato está apenas no tempero e no maior ou menor tempo em que está a marinar e não na variedade que escolhemos.
Deve estar no frigorífico até à hora de cozinhar.  

3 comentários:

Unknown disse...

Costumo incluir soja na minha alimentação e gostei muito desta sugestão. Boa semana

Inês Ginja disse...

Quem me dera que a minha mãe me fizesse assim uma bela marmita!
Fiquei com curiosidade nesse tofu exótico, deve ser delicioso.

Um beijinho.

Paula disse...

Olá boa tarde,
Nunca experimentei tofu mas, como adoro massa gostei imenso da sugestão.
Bjs e continuação de boa semana.