quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JARDINEIRA DE TOFU



JARDINEIRA DE TOFU

Esta foi uma receita experimentada há imenso tempo. Há tanto que demorei a encontrar as fotos. Mas, mais vale tarde que nunca.

E pertence aquele rol de "experiências" com novos produtos culinários.

Já tinha comido tofu grelhado com ananás e gostei.

Mas como havia sido confeccionado por pessoa sabedora da matéria, nunca me atrevi a experimentar sem saber qual o tempero certo, pois, a sensação que tinha era que ficaria demasiado seco , duro e sem sabor.

Até que, no tempo em que estive ausente de casa (o problema dos bed bugs)resolvi arriscar.

Para fugir "ao medo do seco e intragável", e quando fui comprar o tofu à loja dos produtos dietéticos, tentei saber qual o tempero adequado.

REcebi uma resposta no mínimo inconcebível, pois, seria suposto que alguém que trabalha numa loja com produtos diferentes dos habituais, estaria devidamente preparada para responder a perguntas tão ingénuas como a minha: "Qual o melhor tempero ? a melhor maneira de cozinhar? levo deste branco ou deste mais escuro fumado?".

Pois....... a vendedora disse nunca ter experimentado e que não sabia responder às minhas perguntas..... que, se calhar, o fumado era mais saboroso.....

Fiquei na mesma!

Mas ao lado estava uma vitrina com comida vegetariana já preparada.

Cheguei à conclusão que deveria comprar do branco.

Era um princípio!

Os tabuleiros deram-me uma ideia da junção de alguns ingredientes.

E já em casa... mãos à obra.

E então não é que ficou mesmo bom e que "os comensais" limparam o tacho todo?

JARDINEIRA DE TOFU

1 pacote de tofu do branco

batatas

ervilhas

cenoura

cebola

alho

alho francês fatiado

tomate maduro

pimentão doce

pimento vermelho

salsa

sal

pimenta branca

sumo de limão

azeite

3 colheres de sopa de vinho branco seco.

Como fiz:

Parti o tofu em quadradinhos.

Temperei com sal , pimenta branca , um pouco de pimentão doce (colorau), alho e cebolas partidos finamente. o pimento vermelho aos quadradinhos, um pouco de sumo de limão ,o vinho branco e azeite,

Deixei a marinar, tapado, no frigorífico, desde o meio da manhã até à hora de confeccionar ao jantar. (Então não o queria saboroso?)

Depois, levei a cozinhar em lume brando e juntei 3 tomates chucha bem maduros, o alho francês às rodelas e as ervilhas. Fui mexendo com frequência.

Por fim juntei as batatas aos pedaços e deixei cozer.

Acrescentei então um bom ramo de salsa picada e rectifiquei os temperos.

No final, achei que levando um pouco de pimenta preta moída na altura e um pouco de piripiri, que estes 2 condimentos não lhe ficavam nada mal.

E parece que acertei "na mouche" pois, nem uma ervilha sobrou.

Nota: uma outra vez substituí as ervilhas por feijão verde e não gostei . Acho que é um sabor que não liga bem com o do tofu.

Quanto ao tofu fumado: fatiado, e sem algum tempero, é excelente para comer com tostas. Mas se além disso elas levarem salmão fumado e rúcula.... bem.......isso sim, é mesmo muito bom e bem saudável!

4 comentários:

ameixa seca disse...

Às vezes as pessoas que estão a trabalhar nas lojas não conhecem os produtos, é normal acontecer. Eu gosto de tofu e essa jardineira deve ficar bem deliciosa :)

Nani disse...

Hummm que delicia! Excelente opção para os vegetarianos!
Beijos

tulipa disse...

Partilho do mesmo sentir...este blog é uma tentação...
hoje comi algas, bambu, muitos vegetais como rebentos de soja, basta dizer que fui a um restaurante chinês, já tinha saudades!

Sou apaixonada por fotografia:
FOTOGRAFAR É PARA MIM, TAL COMO A COMIDA, UMA NECESSIDADE.POR ISSO, VOU CAPTANDO IMAGENS DOS LOCAIS POR ONDE PASSO.UNS MAIS BELOS QUE OUTROS, MAS TODOS DIGNOS DE UM REGISTO.

Neste momento está patente ao público uma exposição minha, com fotografias de uma viagem à Índia.
Boa semana.

hiltom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.