domingo, 6 de junho de 2010

GELATINA COM FRUTAS/ SEMIFRIO


GELATINAS DE FRUTAS /SEMIFRIO MULTICOR



Esta é uma das minhas muitas invenções.

ATENÇÃO: NÃO PODE UTILIZAR FORMA DE PYREX SENÃO NÃO CONSEGUE DESENFORMAR




SEMIFRIO GELATINA MULTICOR

Ingredientes:
2 gelatinas morango
Morangos frescos q.b.
2 gelatinas pêssego
½ lata leite condensado
1 chávena de café de leite
2 gemas de ovo
1 lata pequena de pêssegos em

metades
1 pacote natas
1colher açúcar
4 folhas gelatina incolor

Como fazer:

Pôr no frigorífico a forma para arrefecer bem.

Fazer 1 gelatina de morango, com 1.5 dl água a ferver e 1.5 dl água gelada.

Passar a forma por água gelada e despejar no fundo uma camada fina de gelatina. Põe no congelador durante 5 m.

Entretanto lava ,escorre bem e parte em rodelas os morangos necessários para enfeitar o fundo da forma. Sobre eles, com cuidado, despeja uma camada fina de gelatina. Leva ao congelador só até ficar rijo. Despeja depois o resto da gelatina e deixa no frigorífico até ficar bem consistente.

(se a água estiver bem gelada e a forma bem fria, esta operação é relativamente rápida.)

Faz agora a outra gelatina de morango, com a mesma quantidade de águas que a anterior. Junta-lhe morangos triturados (se gostar pode deixar alguns também em bocadinhos pequenos que ficam muito bem depois ao saborear) e por fim ½ pacote de natas. Mexe bem. Em estando bem fria, despejar com cuidado sobre a camada de gelatina simples.

Vai novamente ao frigorífico até ficar uma camada consistente.

Põe as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Deixa ficar.

Leva ao lume a meia lata de leite condensado, à qual juntou as 2 gemas muito bem batidas e junta a chávena pequenina de leite.

Mexe sempre, com o lume muito brando. Depois de ferver continua ainda ao lume, por mais um pouco, até ver que está grossa. Por fim junta as gelatinas, escorridas, mexe bem. Pega nesse recipiente e põe dentro de uma vasilha com água fria. Vai mexendo sempre, para arrefecer bem, o mais depressa possível.

Em estando fria, deita por cima das gelatinas que estavam na forma.

Vai ao frigorífico novamente, até estar também bem frio.

Faz então 1 gelatina de pêssego, usando as mesmas quantidades de água (1.5 dl quente e 1.5 dl fria).Quando fria, despeja na forma. Vai novamente ao frio até ficar dura.

Por fim : Parte os pêssegos que achar necessários, em bocadinhos pequeninos e reserve.

Faz a outra gelatina de pêssego, com 1.5 dl água quente e 1.5 dl da água da lata do pêssego, à qual junta 1 colher sopa de açúcar .Junta os pêssegos e a outra metade do pacote de natas e as folhas da gelatina, bem escorridas

Vai mexendo para arrefecer mais depressa e despeja então na forma. Vai ao frigorífico, tapada com película auto aderente, de preferência de um dia para o outro.

Para desenformar mergulhar a forma em água a ferver, durante uns segundos, ou então pôr à volta uma toalha passada por água bem quente. Se quiser, passa uma faca por água a ferver e passa à volta da forma.

Esta é uma receita que requer algum tempo e bastante paciência, pois só se pode pôr uma camada depois da outra estar já rija.

Se tiver água bem gelada e a utilizar na confecção das gelatinas, abrevia, em muito, o tempo de confecção.

Parece difícil mas não é. É apenas trabalhosa e requer cuidado.

Mas o resultado, além de ser muito agradável à vista, é muito boa ao paladar, porque tem vários sabores e texturas diferentes.

BOM APETITE

PODE DECORAR COM MORANGOS INTEIROS E COM UMA PASTA DE ALGUNS TRITURADOS. SE TIVER PODE ENFEITAR COM UM RAMINHO DE HORTELÃ

Um comentário:

Alcina disse...

Linda essa sobremesa, fica mesmo uma maravilha ao olhar e o sabor imagino que deve ser uma delicia, tem tudo para ser, vou anotar para fazer se não igual parecida :-)