domingo, 10 de junho de 2007

DOBRADA COM FEIJÃO BRANCO


Há muito que me andava a massacrar a cabeça.

“Quando fazes dobrada?”- perguntava o meu marido.

E eu…lá ia fugindo, com meias palavras.

Mas lá resolvi armar-me em boa Samaritana.

É que eu…. Nem dobrada (nem desdobrada) …

Não como!

E está tudo dito!

Mas faço para os outros comerem…

Ora aqui vai:

DOBRADA:

Ingredientes:

Dobrada de vaca ( A escura e rugosa dizem ser melhor, mas não ha

via no talho)

Feijão manteiga

Azeite

Sal

Alhos (4 ou 5 dentes)

Cebolas( 2 grandes)

2 bolas de piripiri

1 folha de louro( sem o veio central)

2 tomates muito maduros triturados( sem pele)

2 pézinhos de salsa(triturados com os tomates)

2 colheres sopa de concentrado de tomate

1 pitada de pimenta moída na altura

½ colher café de colorau.

Como fazer:

De véspera:

Deixar o feijão de molho

Depois de lavar e esfregar bem a dobrada, esfregá-la com sal grosso. Esfregar com rodelas grossas de 1 limão. Lavar bem, novamente e deixar a dobrada numa caixa, de um dia para o outro, com água e 1 limão e uma laranja partidas às rodelas. Tapar e pôr no frigorífico.

No dia seguinte:

Colocar o feijão com bastante água e um pouco de sal na panela de pressão.

Ou:

Colocar o feijão numa panela com bastante água e um pouco de sal. Assim que levantar fervura baixar para o mínimo e deixar cozer em lume brando.

Pôr um tacho com água ao lume. Quando ferver juntar a dobrada inteira, lavada e escorrida.

Deixar ferver uns 5 minutos. Deitar a água fora . Junta água a ferver e repete a operação .

( Eu costumo mudar de água 3 vezes).

-Esta operação tem como finalidade tirar aquele cheiro e sabor tão característicos que costuma ter.-

Deixa então cozer, com um pouco de sal, em lume reduzido.

Quando o feijão estiver quase cozido, retira do lume.

Escorre a dobrada e deita a água da cozedura fora.

Num tacho grande deita todos os ingredientes e deixa refogar um pouco, tapado.

Junta então a dobrada e um pouco da água de cozer os feijões.

Deixa apurar uns 15 m.

Tira então o feijão escorrido e junta à dobrada e alguma água de cozer o feijão. (Até mal cobrir a dobrada.)

Guarde a restante água da cozedura.

Mexe e deixa apurar mais um bocado.

Por fim ver se o sal está a gosto.

Nota:

Há quem junte também cenoura e chouriço de carne partido às rodelas

Como acaba por sobrar sempre água de cozer o feijão, e eu tenho o cuidado de lhe deixar alguns feijões , acabo por fazer uma sopa:



SOPA :

Ingredientes:

Resto dos feijões

1 punhado de favas (sem casca)

1 alho francês

2 cenouras pequenas

3 batatas médias

1 nabo (com rama)

1 courgete

3 cebolas grandes

1 raminho de hortelã

Azeite

Sal

Como fazer:

Retiro a rama ao nabo. Lavo e parto em tirinhas muito finas. Reservo.

Parto os restantes ingredientes em pedacinhos e deixo cozer.

Trituro tudo e por fim junto a rama do nabo partidinha

Junto então o azeite e o sal

Quem gostar:

Ata um raminho de hortelã . Deixa o atado dentro da panela e mexe bem, retirando-o passado uns minutos.

Fico muito feliz por esta minha receita (foto DA DOBRADA) ter tanta aceitação entre as internautas.

Agora o que gostava de saber era como tanta gente conseguiu o milagre de, com receitas tão diferentes, tirarem sempre a mesma foto?

Ai minha gente....

Copiar é feio!



13 comentários:

Valentina disse...

Pois sabe que eu adoro, mas nunca fiz.

Joaninha disse...

Ah ah,eu também não como e a minha sina é a mesma,fazer para os outros! A sua está com um óptimo aspecto. Bjs

Cláudia A. disse...

Eu sou como o seu marido. Não dispenso uma dobradinha. Com feijão branco então...

Natércia Ramalho disse...

Oi amiga a sua dobrada está devinal.um beijo...Natércia

Fay van Gelder disse...

Não sou fã de dobrada.
No entanto a tua parece divinal.

Bjo

Unknown disse...

bem es mulher mesmo de maos cheias!! hihi!! contigo ninguem passa fome..
jokas fofas e uma boa semana

DF disse...

Ora ainda bem que me contas isto, que me fazes decidir que um dia destes tenho que fazer isto à filhota, qd chegar (ela adora, eu nunca faço pq ele, ao contrário, não suporta!!! Vou fazer só pra nós as duas...:))

Gio disse...

Ai amiga eu não posso comer feijão branco... faz tanto mal... ainda hoje fiz feijoada de búzios e usei feijão manteiga.....

Manuela Pinheiro disse...

ESTE ESPAÇO A PARTIR DE HOJE FICA NOS FAVORITOS DO MEU COMPUTADOR. Vou Cuscá-lo Sempre. Grande cozinheira esta. Tenho aprendido aqui muito. As receitas são deliciosas. Isto tb não como, mas, os pãezinhos com linguíça e o bacalhau vão ser para este fim de semana.HHHuuummmm Delícia!! Também adoram gelatina cá em casa, e a tua está com fantástico aspecto. Obrigada Amiga. Beijinhos. manuel@

minds disse...

Prefiro a sopinha á dobrada... nunca konsegui komer dobrada...
vou e ja espreitar o post anterior dos paezinhos com linguiça... humm...

bjs e bom fim de semana

maria-joão disse...

Oh, não!
Estou mesmo com azar!

Encarnação disse...

São disse: O meu marido fez a dobrada com feijão, enquanto fui à piscina fazer natação. Quando cheguei fui repor as calorias perdidas. Foi de comer e chorar por mais. Obrigada e muita alegria de viver.

zaranunes disse...

amiga so entrei agora mas a tempo de dizer k nao sendo nenhuma chef a minha fika divinal ( leva tambem toucinho bem entremeado ) . aprendi com a minha mae pelo telefone.