segunda-feira, 15 de outubro de 2007

CREME AGRIÕES COM IOGURTE

As sopas estão mais que nunca na moda.

Deveriam fazer parte da nossa alimentação diária.

Há quem não goste delas, por as achar sensaboronas (ou, pior ainda: comida dos pobres).

Puro engano !

Elas devem ser variadas e visualmente atraentes (para as nossas crianças) se perderem de amores por elas e as comerem de bom grado.

Sim….porque os olhos também comem.

CREME AGRIÃO COM IOGURTE

Ingredientes:

1 molho agriões

2 batatas grandes

2 dentes alho

1 colher (sopa )de manteiga

½ litro de caldo de galinha ou de legumes

1 iogurte natural

75 a 100 gr de miolo de noz

Sal e pimenta preta moída na altura

Como fazer:

Lavar o agrião muito bem em água corrente.

Retirar as folhas com um pouco do pé (só os mais tenros) que as une aos trocinhos.

Descascar as batatas.

Na panela onde vai fazer a sopa, derreter a manteiga e juntar os dentes de alho.

Deixar dourar em lume brando .

Juntar as folhas do agrião. Mexer cerca de 1 minuto.

Juntar a batata ralada e mexer.

Regar com o caldo da carne ou legumes.

Temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar, em lume muito brando, até a batata estar cozida.

Triturar tudo .(pode usar o liquidificador se a quiser muito cremosa)

Na altura de servir: bater bem o iogurte.

Colocar sobre a sopa quente, um pouco de noz picada.

Enfeitar à volta, com um fio de iogurte

BOM APETITE

15 comentários:

Nani disse...

Eu adoro uma sopinha!

maria-joão disse...

Na minha humilde casinha a sopinha está sempre em primeirissimo lugar. As minhas crianças adoram sopa e penso que é das coisinhas mais saudáveis que se come hoje em dia. Viva a sopa! Os maganos dos agriões é que... enfim... mas os meus meninos adoram.

anna disse...

Pois eu ando sempre em busca de receitas para novas sopas, que as minhas saem sempre parecidas.
Esta deve ficar muito boa!

Juliana disse...

Adoro sopa e é só fazer um friozinho que já corro preparar uma bem quentinha...
Uma delícia essa cozinha!
Beijinhos

Migas disse...

Para mim, uma sopinha vai sempre bem...quer de Verão, quer de Inverno! E esta parece-me bem original! :o)

Natércia Ramalho disse...

Minha amiga essa sopinha deve ser devinal adorei.um bjs Natércia...

anna disse...

Com a receita de moamba da Migas, não há como não sair bem...
É superfácil e fica uma delicia bem diferente...
Jokas.

Marizé disse...

Que engraçado estamos em sintonia, postei no tachos um creme também.
Adoro agriões e esta sopinha vai ser ensaiada na minha cozinha.
Beijocas

risonha disse...

gostei muito.. eu adoro sopas e há muito tempo que não faço uma sopinha de agriões...

Juanita disse...

olá

pois eu adoro sopa!!
e o meu juanito junior tb!!
gostei muito dessa ideia da noz! adoro nozes (embora sejam super calóricas eh eh)

e outra coisa...eu não acho que sopa seja comida de pobre, pelo contrário, se for bem fornecida de legumes (ao preço que alguns estão a coisas não fica barata eh eh)...

beijocas

Anônimo disse...

O meu irmão (rapaz de 10 anos), odeia sopa e tudo que tenha verdura.
Aliás, ele na maior parte das vezes faz sempre uma birra e chora baba e ranho até os meus pais tirarem a sopa da frente dele.
Eu já não sou como o meu irmão, para mim uma sopinha é sempre bem-vinda.

Beijinho bom *

Flávia disse...

Poxa, sopa é reconfortante. É boa no calor, mas no frio é ainda mais especial. E mais, em geral são saudáveis e simples de fazer.
:) Abraços.

colher-de-pau disse...

Nada como uma bela sopa para reconfortar o estômago!
Esta parece ser muito boa!

O Profeta disse...

PAssei para te deixar um beijinho....

SILÊNCIO CULPADO disse...

Quando por aqui passo fico sempre cheia d efome. Depois voltarei para petiscar e dizer-te o que achei dos teus petiscos.
Hoje só quero convidar-te a juntares-te a nós no NOTAS SOLTAS IDEIAS TONTAS (http://notassoltasideiastontas.blogspot.com) no grito contra a pobreza, hoje dia 17/10/07 em que, internacionalmente, se exige a sua erradicação.