segunda-feira, 30 de março de 2009

TARTE DE LIMÃO



Tenho andado fugida, mas, sempre que possível espreito os vossos cantinhos. Lá vou comentando, embora a falta de tempo não me permita aquela assiduidade de antigamente.

Não só como preparativo para o Verão, mas o facto é que ,gradualmente, tenho vindo a modificar os meus hábitos alimentares, dando preferência a certos produtos que até aqui me eram, alguns, desconhecidos.

Experiências sobre experiências, algumas nem sempre bem sucedidas é certo, mas a verdade é que já não me saio já muito mal na confecção de determinados pratos a fugir para o vegetariano. Pois é um vegetariano à minha maneira. Nada de radicalismos.Apenas uma maneira nova de conjugar determinado tipo de alimentos e preferir comida menos "agressiva" para o nosso organismo.

O resultado é satisfação sem aquela sensação de enfartamento seguida de fome passado pouco tempo da refeição.

Mas, nem só de "comida saudável" vive esta cozinha.

No outro dia, olhei para o limoeiro a abarrotar de limões e pensei , instintivamente, numa deliciosa tarte merengada.

E se bem o pensei, melhor o fiz.

Sentia uma vontade louca de um doce tradicional, daquelas loucuras que só fazem mal, com leite condensado.


TARTE DE LIMÃO MERENGADA

1 pacote de bolacha Maria torrada

1 pacote de manteiga de 125 gr.

Picar na 1.2. 3 a bolacha o mais fino possível.

De seguida juntar a manteiga derretida( sem estar quente) e amassar bem com a mão.

Forrar o fundo de uma forma com aro amovível.

Levar ao frigorífico cerca de 1 hora.

Para o recheio:

1 lata de leite condensado

2 limões grandes

4 gemas de ovos

Bater muito bem as gemas. Juntar o leite condensado e bater mais.

Por fim juntar o sumo dos limões e continuar a bater mais um pouco.

Despejar sobre a massa da bolacha.

Para o merengue:

4 claras

1 pitada de sal

4 colheres de sopa de icing sugar.

Juntar o sal às claras.

Bater em castelo bem firme.

Juntar então o açúcar e continuar a bater até estar bem ligado.

Colocar as claras sobre a massa que estava na tarteira e enfeitar a gosto (às colheradas ou com o saco pasteleiro).

Vai ao forno já aquecido, no grill, até as claras estarem bem lourinhas- erca de 20m).

Apagar o forno, entreabrir um pouco a porta do forno e retirar em estando morno.

Vai ao frigorífico . Deve ser tirado quase na hora de servir.

Só nessa altura se deve tirar o aro à forma.

9 comentários:

belinhagulosinha disse...

ó minha querida torbulenta que coisa masi maravilhosaaaaaaaaaaaaa,uauuuuuuuuuuu

Alcina disse...

Desaparecida, mas voltou com tudo:-)
essa tarte é espectacular e ficou linda :-)
bjs

ameixa seca disse...

Bela tarte, adoro o sabor do limão e a leveza do merengue :)

Juanita disse...

tá com um ar fantabulástico!!
eu faço tb tarte de limão merengada mas não leva leite condensado (menos umas calorias eh eh eh)

beijos

Raul e Joel Carvalho disse...

Visualizei o seu blog e achei muito interessante... Parabens

Gostaria de lhe pedir se poderia colocar o link do meu blog no seu site: http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

Pode ser??

Quando colocar envie um mail para aqui: pirusas.carvalho@hotmail.com

Abraços

Gio disse...

Nem vou comentar esta maravilha de tarte.... eu só quero fugir dos doces mas como não fujo dos blogues de culinária, é so tentações atras de tentações... quero é comentar o teu outro comentario, mas nunca tenho tempo para perder o tempo que preciso... (esta frase saiu-me gira, ehehehe)

Su7i disse...

Só hoje é que vi esta delicia e como comprei esta forma só na semana passada ando mortinha por experimentar... Ficou um espectáculo a tua tarte! Suzi, Se7epecados

Mocho Falante disse...

Ola ola

estou de férias e amanhã mesmo vou experimentar pois adoro tarde de limão.

Ps: até que enfim que temos receitas outra vez

beijocas

moonlight disse...

Linda e apetitosa! ;)