sábado, 1 de agosto de 2009

TOMATES RECHEADOS




Pelo facto de nestes últimos tempos ter apenas colocado quase só fotos de "ementas açucaradas", isso não quer dizer que a minha alimentação se baseie apenas nelas.

Confesso que até tenho experimentado novas receitas, novos sabores, novos condimentos.

Mas nem sempre me apetece ter aquele trabalhinho de ir buscar a máquina e zás....sai foto...e se sai foto também sai de seguida uma postagem.

Traduzindo isto por miúdos: tenho andado numa de preguicite aguda.

E...

Nem sei bem o que se passa comigo, pois desde há algum tempo a esta parte só me apetece dormir. Não era costume, em anos anteriores e nesta época do ano saber-me muitíssimo bem ficar de manhã até mais tarde na cama. Depois de acordar, volto a esfregar os olhos, viro-me para o outro lado e vai mais uma soneca.

Sinto-me um pouco cansada.

O meu quintal tem sido pródigo em tomates.

Em salada já não os podemos nem ver!

E porque não posso encher o frigorífico deles, resolvi-me a experimentar algo que acho nunca ter feito: tomates recheados.

Tinha uma caixa com um resto de soja granulada que me havia sobrado do jantar de ontem. E, antes que tivesse de adeitar fora...

Ingredientes:

Tomates

cebola

alho

espinafres

azeite

cenoura

sal

pimenta branca

tomilho

1 bolinha piripiri

Soja

Queijo

Vinho branco

. . . . . . . . . . . . . . . .

Como já disse tinha a soja estufada.

Tomates: cortei uma tampa na parte mais bicuda. Com uma faca afiada tirei-lhe o miolo, deixando uma camada a toda a volta. Reservei o miolo.

Depois desta operação , coloquei no fundo de uma assadeira : azeite, 1 cebola às rodelas grossas, um pouco de vinho branco e algum do tomate que retirei do interior e que parti finamente. De seguida, e com o forno pré-aquecido, meti os tomates (sem a tampa) em cima de 1 fatia de cebola e levei ao forno médio, enquanto :

Num tacho:

1 fio azeite, 1 cebola pequena picadinha, 1 dente de alho fininho, sal, tomilho,piripiri , pimenta e meia cenoura ralada grosseiramente. Incorporei os bocadinhos do tomate que guardei.

Levei a refogar e juntei logo as folhinhas dos espinagres.(se for dos espinafres de folha grande, parti-los em tiras médias).

Assim que estava em meia cozedura, tirei do lume.

Juntei então as sobras da soja.

Tirei os tomates do forno e passei-os para um prato grande.

Enchi-lhes as cavidades com: algum queijo (usei Limiano) e colheradas de refogado. Antes de lhes colocar as tampas, fiz rolinhos com um pouco mais de queijo e enfiei no recheio. Depois de os tapar , foram novamente ao forno.

E como a preguicite impera... a alternativa que arranjei para acompanhamento foi batatas a murro. E alguma salada de alface, temperada com um pouco de azeite e vinagre balsâmico.

2 comentários:

ameixa seca disse...

Nunca experimentei fazer tomates recheados. Não tenho a sorte de ter quintal senão também teria que inventar novas formas de usar o que a terra dá :)

anitA disse...

eu adorei estes tomates recheados..e o acompanhamento também :p

temos de experimentar fazer canelones com carne ou inventar uns canelones vegetarianos lol**

ana