sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SOPA DE FUNCHO

Se muitas vezes surge uma história relacionada com uma ementa, desta vez não há história nenhuma para contar.

Apenas aconteceu…. Porque o meu marido trouxe do hipermercado uma embalagem de bolbos de funcho e antes que eu me esquecesse e eles se estragassem no frigorífico….

SOPA DE FUNCHO

Ingredientes:

Azeite

Sal

e

Como fazer:

(Usei aquilo a que no Norte se chamam feijões ameijoados, que tenho sempre no congelador e que resultam dos feijões verdes que acabam por ser apanhados já velhos e portanto com o grão já formado. Melhor dizendo: é um feijão entre feijão verde e feijão seco).

Tirar as peles aos feijões e colocar na panela, juntamente com todos os outros ingredientes partidos às rodelas fininhas (À excepção do bacon).

Quando tudo estiver cozido, triturar.

Entretanto, num tachinho colocar o azeite e o bacon em pedacinhos pequenos e esturgir um pouco.

Escorrer então o azeite e juntá-lo ao creme triturado.

Temperar de sal a gosto (tomar em atenção que o bacon já tem sal)

Nota: não juntei o bacon ao caldo ainda na panela pois não tinha a certeza se todos o queriam comer.

Apresentei-o à parte. Quem quisesse que o acrescentasse no prato.

Mas afinal….para a próxima posso logo juntar tudo porque todos experimentaram e confirmaram que gostavam mais assim.

2 comentários:

ameixa seca disse...

Funcho é algo que ainda não provei mas a sopa parece bem boa :)

Anônimo disse...

Idem idem

Eu também nunca provei o funcho assim na sopa, sempre achei que teria um sabor forte.

MAs essa tem um bom aspecto.

Beijinhos
alda