segunda-feira, 14 de maio de 2012

 ÉVORA
Nem sempre os fins de semana são tempo de descanso.
Muitas vezes são tempo de pegar no carro e guiá-lo na direcção de sítios aprazíveis.
E enquanto muitos procuraram as praias , nós pensamos ir (novamente) a uma cidade que a minha filha adora:
Évora
Á saída de Lisboa, com tempo quente e encoberto, eu só pedia a todos os santinhos que ele se mantivesse assim também por aquelas bandas.
E em parte o meu pedido foi satisfeito, pois a maior parte do dia o sol não brilhou livremente.
Claro que o Alentejo não será talvez a melhor opção para uma visita em dias demasiado quentes como o de ontem.
Por isso: chegamos ao final do dia completamente exaustos.

Pensavamos que desta cidade já conhecíamos bem todos os seus pontos de interesse.
Puro engano! Nunca se conhece na totalidade qualquer local, país ou cidade.
Há sempre algo a descobrir.
E neste caso concreto não estou a falar de monumentos.
Estou a referir-me.... a coisas doces.
Grandes tentações que prometemos não nos escaparão em futuras visitas.

Assim, hoje decidi partilhar convosco um local que não devem deixar de visitar quando passarem por esta cidade. Um local que certamente vão adorar, devido à qualidade do fabrico da doçaria conventual e à decoração deste pequeno estabelecimento.

PASTELARIA PÃO DE RALA
RUA CICIOSO Nº 47


Aqui fica o mapa da cidade que retirei da net.
Se olharem mais para a parte de baixo lá está a rua bem identificada.
Se deixarem o carro na parte exterior das muralhas podem perfeitamente ir a pé.
Durante a semana é dificílimo estacionar dentro das muralhas( e parque todos pagos).
Ao Domingo o estacionamento é mesmo impossível pois como não é pago.... quem vai de manhãzinha ainda arranja um lugarzito, mas os outros....

E vocês conhecem ?
  • Qual a vossa opinião.


 






Eis a singela fachada desta conceituada pastelaria.  


E pormenores do seu interior

As vitrines recheadas de doces conventuais.
Ora, quando falamos deles vem-nos à ideia :açúcar e ovos em quantidades industriais.
(Ai o nosso colesterol!)
Esqueçam-no por um dia . Vão ver que não se arrependem. 


O Pão de Rala e a Encharcada são os doces mais conhecidos.
Por mim....adoro as queijadinhas que podem ver na parte superior direita da foto acima.
São de amêndoa e toucinho.
E mesmo quem não aprecia este último ingrediente, esqueça que ele faz parte das queijadas. Feche os olhos e saboreie!
Garanto que nem se sente o sabor!
E para a próxima....tal como eu faço... talvez tragam uma caixa com algumas.
lol 




6 comentários:

kika disse...

Adoro évora!! a minha mãe é de lá e em pequena passei grandes temporadas, sempre que vou ao alentejo não dispenso passar por lá, até porque ainda tenho familia em évora. Adoro todo o alentejo.
bjks

luci disse...

Que lindo ,adorei o seu blog beijos

Cininha disse...

Muito bonita a cidade e a comidinha também :-) essa pastelaria tem lá coisas bem interessantes :-))

Inês Ginja disse...

Eu adoro o Alentejo de uma maneira geral.
O bem receber, a calma e os locais.
E a gastronomia!!! Amo!
Estes doces conventuais deixam-me aqui já a salivar. Adoro pão de rala e sericaia.
Um beijinho.
(deixei resposta lá no meu blog)

Selene disse...

Eu adoro Évora. Passei lá dias fantástico.


Bjs

Smas disse...

Saudades de Portgal!
Já nem me lembro há quantos anos não voou a Évora...
E que saudades desses doces.
Bjs