terça-feira, 8 de maio de 2012

SOPA DE FAVAS

Parece-me já estar a ouvir algumas de vós dizerem: "Eu não gosto de sopa de favas !".
Ora, é sabido que estas leguminosas não aparecem muito tempo à venda, pelo que, quem gosta, tem de aproveitar a sua "curta vida".
Mas guisadas com entrecosto é a maneira como mais as apreciamos cá em casa.
Nas aldeias comem-se, apenas cozidas e temperadas depois com azeite e vinagre, a acompanhar peixe frito.
Em sopa, o essencial é mesmo que ela fique leve, bem cremosa e sem saber exageradamente a elas.
Tendo estado no fim de semana na aldeia e trazendo alguns sacos bem cheeinhos delas, claro que também tinha de as gastar e como tal....

Oh.... p ss tt...
Sai uma sopinha à moda das casa, aqui para a mesa do canto!


Ingredientes:
 5OO gr de favas descascadas
2 cebolas grandes
1 ramo grande de coentros (deixe alguns para decorar)
2 batatas grandes
1 alho francês
1 courgete
1 cenoura (opcional)
sal (menos que o habitual pois os coentros dão bastante gosto)
azeite

Como fazer:
Embora dê mais trabalho, mas costumo tirar a pele às favas, pois não gosto de sentir na boca bocadinhos de pele .
Partir e colocar todos os ingredientes  na panela (usei panela de pressão) , à excepção do sal e do azeite.
Deitar água só até cobrir.
Depois de cozinhado : triturar e juntar o sal e o azeite , deixando ferver um pouco.

Na hora de servir : enfeitar com quadradinhos de pão torrado e coentros fatiados.

Costumo torrar fatias de pão de cereais que depois corto em pequenos quadrados.
Quando guardados numa caixa hermética conservam-se por algum tempo.

4 comentários:

Isabel Salvador disse...

Olha minha querida amiga, esta sopaza deve ser mui boa, até gostei....bjokitas

Inês Ginja disse...

Que boa sopinha!
Eu gosto de favas, mas antes não podia com elas.
Gosto assim em sopas com coentros (não pode faltar!) e guisadas com ovos escalfados. Deliciosas.
Um belo prato e com o pãozinho torrado ainda melhor :)
Um beijinho.

Cininha disse...

Ainda a semana passada as favas foram rainhas cá em casa, eu gosto mas só de vez em quando, o marido adora e o pequeno gostava e agora por ver os outros (imagino eu)diz que não gosta.
Sopa também fiz mas com salsa, desde que experimentei salsa na sopa fiquei fã, mas com coentros também deve ficar boa :-))

Smas disse...

Favas fazem-me lembrar a minha avó que as adorava. Eu não aprecio e, provavelmente por influência minha que não faço, ninguém aprecia. Pensando bem, acho que nunca vi favas em Macau...
Bjs